sábado, 8 de setembro de 2012

PRAÇAS E OFICIAIS OU PRAÇAS X OFICIAIS?!



ETERNA LUTA ENTRE PRAÇAS E OFICIAIS   

   Ao longo da história militar seja ela qual for a esfera (Exército, Marinha, Aeronáutica, PM ou BM), sempre existiu um corporativismo para manutenção de certas regalias por parte do alto escalação. Uma forma de demonstração de força e por que não dizer menosprezo com os subalternos. Um exemplo claro são na distribuição das honrarias. Premia-se na maioria esmagadora das ocasiões oficiais e não praças. Será que só existe competência no oficialato?! E ficamos a nos perguntar: Representamos um "corpo" ou uma "célula"?! Qual é o real propósito das instituições militares? Atender os anseios da coletividade e sociedade ou individual e grupos seletos? O resultado disso é uma tropa desmotivada e descomprometida com a instituição e com o povo. Aprendemos desde os tempos de curso de formação que: "A tropa é o espelho do comandante." Como podemos ser cobrados por algo que não existe: moral e profissionalismo?!

   Na verdade, há tempos que esse sistema militarista que está aí exposto "a la Napoleônico" está fracassado e fora de compasso. A administração moderna exige novo modelo de gestão baseado na colaboração e não no autoritarismo. A chefia está dando lugar aos novos líderes do século XXI.

   Algumas diferenças (“Injustiças”):

- O praça pode ser expulso pelo comandante geral. O oficial só pelo governador do estado;
- O praça têm folha de punições e comportamento. O oficial não tem folha de punições (embora seja advertido, e detido no âmbito militar, estado maior), e seu comportamento será sempre excelente;
- O praça pode chegar ao oficialato por carreira somente até capitão (Com muita peleja!). O oficial fecha seu último posto como coronel.

Artigo 5º da CF: “Todos são iguais perante a lei.”


   Portanto, é preciso um "choque" na forma de pensar das nossas autoridades e comandantes. Empurra-se com a barriga um problema que afeta a personalidade das nossas instituições. Estamos ficando cada vez mais sem corpo e alma!!!


PELA IMPLEMENTAÇÃO DA CARREIRA ÚNICA MILITAR NO CE

EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário