terça-feira, 23 de outubro de 2012

COMANDO AUTORITÁRIO - PERSEGUIÇÃO AOS MILITARES DOENTES

Comandante Geral da PM - Cel. Werisleik Pontes Matias


COMANDANTE DA PM AGORA QUER PERSEGUIR OS DOENTES

   “Amigos, hoje me deparei com uma notícia que, no mínimo, foge a qualquer critério de cultura civilizada de valor ao ser humano. O comandante da Polícia Militar do Ceará, Cel. Werisleik Matias, agora está querendo resolver problemas de saúde de policiais e bombeiros militares, diga-se de passagem problemas criados pelas intensas perseguições que o comando emprega contra os policiais desde a paralisação deles pela base da 'chibata'! Punindo-os.

   No jornal OPovo, este cidadão, que diz ser preocupado com a violência, mas que não se preocupa nem com sua tropa, falou que quer interrogar, ISSO MESMO, interrogar até os médicos sobre o porquê de tantos atestados médicos. Ainda teve a indecência, ISSO MESMO, indecência expressar o desejo de que essas licenças não fossem remuneradas.

   Não sou policial militar, já fui por poucos anos, mas me ponho no lugar dos meus co-irmãos e venho expressar meu apoio a eles. Bom, posso começar com minha defesa esclarecendo meus companheiros o que tenho ouvido de muitos companheiros meus que permaneceram na PM e que agora me dão suporte para escrever esse protesto.

   Desde a paralisação dos policiais e bombeiros militares que dezenas de militares tem sido transferidos, seja para o interior do estado, ou saíram das forças de elite para serem do policiamento comum. Pelo que soube, não há ninguém mais no RAIO dos que participaram do movimento paredista. E se tem, são muito poucos. Vários policiais do RONDA foram para o Interior. E o que é mais grave, o número de TERMOS ACUSATÓRIOS AUMENTARAM EXPONENCIALMENTE. Vários amigos meus que estão no RONDA, que nunca tiveram a péssima experiência de terem recebido algum termo acusatório, agora está recebendo até 7 ou 8. Eles ainda têm que passar por uma vigilância tão desumana que até mesmo se falarem alguns palavrões na viatura, que tem câmeras internas e externas para vigiá-los, eles são advertidos. O clima dentro de uma viatura do RONDA é tão tenso que muitos tem procurado psiquiatras para se tratarem de doenças graves como DEPRESSÃO, SINDROME DE PÂNICO, ALCOOLISMOS, DEPENDENCIAS QUÍMICAS DIVERSAS, FOBIAS, DENTRE OUTRAS DOENÇAS FRUTOS DE MUITA PRESSÃO EXERCIDAS SOBRE SERES HUMANOS. 
Esse policiais ainda tem, além disso tudo, que lidar com a palavra não cumprida do governador que não está cumprindo o acordo feito durante a paralisação que eles fizeram. Isso frusta ainda mais esses profissionais.

   Continuando meu protesto contra as palavras MAL DITAS desse cidadão representante opressor da atual oligarquia no estado, ainda acho que o que ele diz AINDA DESRESPEITA A CAPACIDADE E A ÉTICA MÉDICA. Pois o mesmo põe em dúvida a capacidade do médico de saber se um policial está ou não doente. Esse desrespeitador do conhecimento médico exerce com pouco glamour seu papel de capataz do estado, procurando sempre castigar e perseguir esses profissionais que são dignos de nossa admiração, que são os policiais militares.

   Sinto-me no dever de advertir a população cearense, e, principalmente, meus amigos do militares, quanto a esse homem que colocaram para administrar mais de 14.000 homens com o fim de proteger a população, mas que não tem demonstrado a mínima capacidade de ajudar seus próprios comandados. Antes os persegue, como que se fossem marginais que estivessem tentando fugir do trabalho para praticarem crimes. Quando, na verdade, estão doentes por conta do tratamento desumano que recebem de seus comandantes.
Bem falou a Pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará, Larissa Sales, que disse que a PM em vez de tratar seus integrantes, prefere punir.”

LAMENTÁVEL!


Fonte: Texto retirado do grupo Facebook da Polícia Militar do Ceará


MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário